apresentação básico_unificado_Página_08.jpg

Vista da fachada

Residência ALMA |Resende|

Projeto: 2021

PROJETO BÁSICO ELABORADO

Local: Resende, RJ. 

Equipe de arquitetura: Anita Freire, Georgia lobo, Maria Sade Basile. Colaboração: Octávio Zazzera.

Modelo eletrônico: maria Sade Basile

A residência ALMA foi projetada para uma família com planos de se mudar da cidade do Rio de Janeiro para Resende. Entre as demandas para a nova morada estavam uma casa com acessibilidade, bastante área livre, espaço social integrado, um orquidário e um espaço para café.


Foram realizadas diferentes possibilidades de ocupação para o lote (duplo), localizado em um condomínio com vista para a serra da Mantiqueira, o partido adotado é o que ocupa o terreno em “L” deixando uma ampla área livre de lazer.


A casa é organizada em dois pavilhões um, paralelo à rua, que concentra a área social (garagem, sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda, espaço da churrasqueira, lavabo e área de serviço); e um transversal à rua que concentra os espaços mais íntimos (suítes, escritório, banheiro e quarto de hóspedes e espaço para ofurô). Na área livre, o espaço para piscina e orquidário ocupam um lugar de protagonismo no jardim, se abrindo para a varanda das salas.


A casa explora os materiais terrosos em sua construção. As alvenarias são de tijolo de barro aparente pintada de branco, e o piso das áreas externas e do pavilhão social é cerâmico. O elemento vazado cerâmico assume um papel importante na construção, garantido e privacidade ao mesmo tempo em que dilui a transição entre os espaços internos e externos. Caixilhos de madeira e um brise também de madeira sobre a varanda complementam a materialidade da construção.


As bases sólidas da casa (estrutura mista de alvenaria estrutural e concreto) contrastam com a cobertura, que é bem leve (telhado de uma água em telha sanduíche). Duas coberturas (uma de cada construção) pousam sobre uma laje de concreto aparente, que articula os dois pavilhões e sustenta a torre da caixa d’água. 

perspectivas isométricas

apresentação básico_unificado_Página_02.jpg
apresentação básico_unificado_Página_03.jpg

Planta

apresentação básico_unificado_Página_04.jpg

Cortes gerais do projeto:

apresentação básico_unificado_Página_06.jpg
apresentação básico_unificado_Página_07.jpg

Imagens do modelo eletrônico:

apresentação básico_unificado_Página_12.jpg
apresentação básico_unificado_Página_10.jpg
apresentação básico_unificado_Página_14.jpg
apresentação básico_unificado_Página_13.jpg
apresentação básico_unificado_Página_16.jpg
apresentação básico_unificado_Página_15.jpg
apresentação básico_unificado_Página_22.jpg
apresentação básico_unificado_Página_20.jpg
apresentação básico_unificado_Página_21.jpg
apresentação básico_unificado_Página_19.jpg
apresentação básico_unificado_Página_32.jpg
apresentação básico_unificado_Página_28.jpg