Residência Macau |Limeira|

Projeto: 2017

Obra construída: 2018-2019.

Local: Limeira, SP. 

Engenharia estrutural: Rafael Posati

Engenharia elétrica: Eng. Nathan Bueno Sant´Ana; Eletricista Tiago Cardoso

Obra: Allone empreiteiro

Fotos: Tais Freire e Georgia Lobo

Situada em Limeira, cidade do interior de São Paulo, conhecida pelas altas temperaturas, o projeto elaborado para esta residência teve como uma de suas principais premissas adotar soluções de projeto que adequassem a construção ao clima local.

Assim foram adotadas técnicas de ventilação passiva como alturas diferentes no pé direito, com janelas elevadas para ventilação com efeito chaminé e ventilação cruzada.

A implantação da casa também levou em consideração o conforto ambiental: a casa foi organizada em torno de um pátio central com um espelho d'água, tal como as construções árabes e ibéricas. A construção se ajustou ao terreno irregular, aproveitando o sol da manhã e se protegendo do sol da tarde.O elemento vazado é primordial para filtrar a luz do sol e compor uma linguagem visual da casa, fazendo a transição dos espaços.

Vista frontal

Planta

Vista do pátio

Vista da garagem

Vista do pátio

Vista do pátio

Vista da sala

Vista da varanda

Vista do pátio

Vista do pátio

Vistas internas

Vistas externa noturna

Vistas externas

O programa da casa é organizado em três áreas distribuídas ao redor do pátio central: o bloco da frente abriga as salas e garagem, configurando a área social e entrada da casa. Ao fundo um bloco paralelo abriga os quartos e banheiros, configurando a área mais privativa da casa, que também possuem seus próprios jardins. E, perpendicular a estas duas áreas, conectando a parte social à parte privada, encontra-se a área funcional da casa, abrigando cozinha, sala de jantar e as áreas ligadas aos serviços. Essas três áreas se abrem e se relacionam com o pátio central.

A áreas hidráulicas organizam-se em blocos e configuram-se como ilhas que ajudando a organizar o espaço.

Vistas interna

Vistas interna

Vistas garagem

Vídeo sobre pós ocupação da residência