Residência Gentil |Limeira|

Projeto: 2019

Obra em andamento: 2019 -    .

Local: Limeira, SP. 

Equipe de arquitetura:  Anita Freire e Georgia Lobo

Engenharia estrutural: Bruna Lima

Engenharia elétrica: Eng. Nathan Bueno Sant´Ana;

Obra: Carlos Barbosa

Interiores: Juliana Gentil

Fotos: Anita Freire e Georgia Lobo

Uma das vontades colocadas pelos clientes para este projeto foi a organização do programa da casa: a área íntima deveria ser mais preservada e isolada da área social. Os futuros moradores também queriam que a casa tivesse uma ampla conexão com o jardim e ares de fazenda, com materiais mais rústicos.

A partir dessas premissas, a residência foi organizada em três blocos: o primeiro bloco, abriga os ambientes sociais: varanda, cozinha, sala de jantar e sala de estar e encontra-se perpendicular à rua; o segundo bloco, paralelo ao primeiro, abriga a área íntima e é disposto de modo que as áreas molhadas (banheiros e área de serviço) encontram-se organizadas em uma faixa, organizando a hidráulica e reforçando o isolamento dos quartos em relação à área social; um terceiro bloco paralelo a rua, funciona como uma ponte, conectando os dois primeiros blocos, e abriga a garagem, sala de música, sala de TV, lavabo e a entrada social da casa.

A disposição dos três blocos no terreno irregular cria um grande pátio central e outros pátios menores nas periferias do terreno. O pátio central possui uma varanda aberta, que se abre para a sala de música permitindo que aconteçam pequenas apresentações.

Como a residência localiza-se na cidade de Limeira, que possui clima quente, os blocos de maior permanência (da área social e da íntima), possuem o pé direito mais alto, com telhado de estrutura de madeira, telha de barro e forro de madeira.

 

Como o terceiro bloco precisa de uma acústica controlada, tem o pé-direito mais baixo com a cobertura em laje de concreto.

Elevação

Corte transversal

Corte transversal

planta

planta de cobertura

Corte transversal

Corte transversal

corte longitudinal

corte longitudinal

corte longitudinal

corte longitudinal

Fotos da obra