Concurso – Biblioteca Museu da História de São Paulo
Projeto: 2009.
Equipe: Arquitetura: Pedro Mendes da Rocha, Vera Domschke, Eduardo Spinazzola, Cristiano Kato. Colaboradores: Alan Chu Silveira, Carol Moreira, Brigida Garrido, Gabriela Frare, Georgia Lobo, Pedro Millan, Rodrigo Ferreira, Marco Zanotto, Maria Emilia Marinho, Pedro Pasquali e Otávio Sasseron.
Este projeto ganhou o primeiro lugar no concurso realizado em 2009.
O partido para a implantação do Museu da História de São Paulo e Sede do SPDOC no Conjunto das Retortas consistiu em concentrar os núcleos expositivos permanentes na Casa das Retortas e em um edifício anexo em estrutura metálica, com escadas de segurança, elevadores, sanitários e grande salão de exposições. Este último estabelece um eixo na zona intermediária entre as duas fachadas históricas da Casa das Retortas e da antiga Oficina, sendo paralelo a estas, e flutua acima do acesso pela rua e da praça interna de convivência.
Sob este edifício, encontra-se o eixo do Acolhimento, acesso principal dos espaços expositivos. É composto por uma sucessão de rampas que descem para o saguão de acolhimento dos visitantes e de controle dos acessos, e outra sequência de rampas e escadas que retornam ao nível da Praça de Convivência, onde estão os serviços de loja, livraria e restaurante. Na extremidade desse eixo, uma praça coberta para o embarque e desembarque dos visitantes do museu.
A antiga Oficina, o outro edifício histórico de maior porte, ficou destinada às exposições de curta permanência. Imaginou-se criar um piano nobile no piso térreo da Casa das Retortas que se interliga, por meio de um passadiço, ao Galpão das Oficinas.
Finalmente, foi adotado um novo edifício, no limite extremo do passadiço, que abrigaria o SPDOC, administração do museu e auditório. Esta nova construção, com seis pavimentos, é de concreto armado e com o aspecto de um arco. É um centro de armazenagem de informação que abriga os acervos do Centro de Documentação e Biblioteca. Coroando este edifício, um terraço-mirante com cobertura de laje de concreto permite um lugar agradável para contemplar a cidade.
Perspectiva do conjunto
Corte transversal Anexo e Retortas
Perspectiva praça e SPDOC
Corte longitudinal Retortas
Perspectiva interna Retortas
Corte longitudinal do Anexo
Perspectiva da circulação do anexo
Planta Anexo + Retortas
Perspectiva do acolhimento
Implantação
Maquete do conjunto
Perspectiva do acesso